Dica de Especialista: 5 Chás que Fazem Bem

Oi pessoal, hoje trago para vocês uma novidade no blog. É a Coluna "Dica de Especialista", que convida pessoas especializadas em diversos assuntos, para falar sobre diversos tema. Neste post, temos como convidada minha amiga nutricionista Kathleen Saldanha, que listou para nós tipos de chás que podem fazer parte de uma dieta mais saudável, apresentando as vantagens e ressalvas de cada tipo. Ou seja nada de sair pirando e tomando qualquer coisa que sua amiga toma, veja a baixo a melhor opção para o que você deseja.

5 Chás que Fazem Bem - Por Kathleen Saldanha


Chá de Canela


Aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a ampliar o centro de saciedade no cérebro e reduz os níveis de açúcar no sangue, podendo ajudar no tratamento de pessoas com diabetes tipo II. Acelera o metabolismo, pode diminuir cólicas leves e gases. Contraindicado para grávidas.

Chá Verde


Rico em flavonoides, substâncias antioxidantes que favorecem a neutralização dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular, pode diminuir as taxas de colesterol, ativar o sistema imunológico e prevenir contra o câncer. Também aumenta o gasto energético, a oxidação de gordura e é desintoxicante, por possuir efeitos diuréticos.

Chá de Cavalinha


Ajuda a abrandar a retenção de líquidos, diminuindo os inchaços. Tem capacidade remineralizante, por causa da composição química rica em minerais, especialmente silício, o que é excelente para a pele. Contém efeitos protetores do fígado, propriedades antioxidantes e ação calmante. Não é aconselhável para pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

Chá de Gengibre


Apresenta propriedades terapêuticas sobre o sistema digestivo, pois estimula a liberação de enzimas que promovem o esvaziamento do estômago. Possui importante ação antiviral e anti-inflamatória. Tem efeito termogênico, acelerando o metabolismo e queimando calorias.

Chá de Carqueja


Possui propriedades que lhe confere grandes efeitos protetores contra intoxicações e doenças hepáticas, auxilia a equilibrar e fortalecer a função do fígado, assim como para eliminar vermes, toxinas e impurezas do fígado e da bile. Também melhora a circulação e ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

 Os chás podem ser preparados por infusão ou cocção:

Infusão: Consiste em se despejar água quente (não fervente) sobre a planta e depois abafar por uns 3 a 15 minutos dependendo da quantidade de chá. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervermos as essências poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.

Cocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas e sementes e a fervura pode variar de 3 a 15 minutos.

Dosagem: A quantidade normalmente indicada é de 20 gramas de erva por litro de água ou uma colher de chá por xícara, mas esta dosagem pode variar dependendo da planta.

Adoçantes: Os chás geralmente não precisam ser adoçados. Em alguns casos, porém, pode-se usar o mel quando se quiser aproveitar suas propriedades medicinais, mas só devemos adoçar depois de coado, apenas quando o chá já estiver morno, nunca antes, pois o calor destrói o poder medicinal do mel. 

Horário: De preferência longe das refeições, a não ser que o uso do chá seja exatamente para estimular funções digestivas.

* Em vez de usar sachês para fazer os chás, prefira ervas frescas ou use extratos secos.




Iai meninas, já escolheram um chá para chamar de seu?

Comentários

  1. Eu gosto de chá verde e de capim santo.

    www.rockcomluxo.com
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  2. Adorei, sempre tomo chá verde !
    coisasuteisoufuteis.blogspot.com.br
    facebook.com/coisasuteisoufuteis

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  3. Gosto do chá verde, tenho até que voltar a tomar..rs

    Bjux, Jell
    www.urbanoeretro.com.br

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  4. Hum...show! Adorei, curto chá de gengibre e vou experimentar de canela agora.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

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