5 Dicas de Etiqueta Nas Redes Sociais

Não é segredo que eu estou fazendo uma MBA em Mídias Sociais e muito das discussões atuais envolvendo os questionamentos sobre o uso das redes na vida de todos nós, vem sendo cada vez mais comuns. As redes sociais deixaram de ser para conversas íntimas de amigos e viraram um palco de exposições de opiniões, atitudes e fofocas. Muitas vezes, uma forma de mostrar para os outros que estão distante, um pouco da sua personalidade, por isso, cuidado!

1. Não Seja Inocente

Nas redes, tudo é muito impulsivo e prático, mas cuidado com o que você compartilha. Com a overdose de informações que recebemos, temos a tendência de vê-las, acreditar e instantaneamente compartilhar. Antes de agir por impulso, preste bem atenção de onde vem essa informação, qual foi o veículo oficial de origem, para não ajudar a espalhar um boato maldoso, ou algo que foge da realidade. A verdade, nem sempre, é o que as pessoas repetem várias vezes.

2. As Pessoas Estão Vendo

Seja qual for a rede social que você usa, pessoas estranhas (a medida da suas proteções de privacidade) e, principalmente, pessoas do seu convívio social, verão o que você publica. Você tem que prestar muita atenção, no que escreve e como escreve; na foto, antes de publicá-la e no que comenta. Hoje em dia, as pessoas comentam estes fatos e empresas avaliam seus funcionários, por atitudes na rede.  Com exceção do whatsapp, onde se acredita ter alguma privacidade, as outras redes você deve demonstrar quem você é, considerando repercussões públicas ou privadas, que suas opiniões podem trazer para sua vida profissional ou, até mesmo, pessoal. Muitos casos, de pessoas que sofreram consequências judiciais por publicações impulsivas. Neste âmbito, todos esquecem do conselho da mamãe e julga o livro pela capa, ou melhor pelo perfil.

3. Não Cause Overdose

Se tem uma coisa chata na rede, é receber muita informação de uma única fonte. Muitos acham que fonte, são só sites, a página do Face, o Blog, ou o perfil do Youtube, só que não na verdade você também é uma fonte de informação para as pessoas, seja sobre suas opiniões, seja pelo que você exibe, seja pelo que compartilha. Selecione mais e, principalmente, varie os assuntos. Muitas vezes, as pessoas confiam nas suas opiniões estão abertas para o debate, só evite polemizar sempre, ou permanecer repetitivo, pois pode ficar chato e nem todos podem concordar.

4. Não Seja Rabugento

Muitos, hoje em dia, se tornaram reclamadores oficiais das redes, seja para falar de produtos, do tempo, do trânsito, mandar indiretas, até do chefe... Primeiro ponto, as reclamações podem causar consequência, principalmente, se você estar se dirigindo a pessoas, ou negócios de pessoas do seu convívio social, pense bem antes de sair falando por ai. Segundo, vamos combinar, que rabugice é uma coisa chata pra dedel.

5. Não Envolva Terceiros

Antes de sair marcando seus amigos, tenha certeza que ele não vai se incomodar com aquela marcação. Pode acontecer desde o fato de uma amiga não gostar da foto tanto assim e reclamar, ou enfrentar as consequências no trabalho, todos vão julga-la por ter ido para balada durante um dia de semana, por exemplo. Se vocês já combinaram que vai marcá-la em uma foto ou tem certeza que o assunto é de interesse PÚBLICO da mesma(o), tudo bem. Porém, na dúvida não marque, avise inbox ou pelo Zapzap.


Pegadinha das blogueiras e lojas: muitos dos "sorteios", marque 3 amigos, siga nosso perfil e o perfil X, são fakes, principalmente pelo Instagram, mesmo que hajam aplicativos que realizem esses sorteios, muitos são facilmente manipulados e, mais fácil ainda, é que nem sejam realizados. Estes tipos de sorteios, são ilegais e proibidos pela Caixa e podem ser denunciados. Muitas veze,s isso é apenas estratégia para obter visualizações e mais seguidores. Eu sei que muitas leitoras realizam sorteios, não estou dizendo que todos são fake, podem até ter boas intenções, mas poucos seguem as recomendações da Caixa Econômica Federal.

Iai meninas, gostaram das dicas?

Comentários

  1. Dicas boas, conheço gente que faz tudo isso, se expõem ao ridiculo nas redes sociais !


    coisasuteisoufuteis.blogspot.com.br
    facebook.com/coisasuteisoufuteis

    ResponderExcluir
  2. Amiga esse primeiro é muito bom mais é assim as
    pessoa gosta de imitar e não inventar.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, existem muitas mentiras circulando nas redes, claro que as pessoas repetem as opiniões da moda, maaas um grande exemplo foi a história que o bolsa família seria cortado, o alvoroço e pessoas compartilhando sem saber que era boato.

      Excluir
  3. Dicas úteis, que deveriam ser compartilhadas!
    Beijos!
    http://yssagomes.blogspot.com.br/2014/03/devaneios.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Disqus

Instagram