Dica de Especialista: 4 Motivos Para Aderir a Dieta Detox

Mais uma vez vamos falar sobre o que está na moda. Hoje, menos passarela e mais saúde, o assunto é sobre a dieta Detox e o CP convidou, a nutricionista e parceira do Bloguinho, Kathleen Saldanha, para nos explicar melhor os efeitos dessa dieta milagrosa.

Porque é preciso desintoxicar?


"Com o padrão de vida atual, baseado em uma alimentação pobre em vitaminas e rica em hormônios, comidas industrializadas, uso de medicamentos, agrotóxicos, aditivos alimentares, açúcar, adoçantes, gordura, embalagens plásticas, poluentes do ar e da água, stress, estamos constantemente expostos a substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo. Esses contaminantes químicos estranhos ao entrarem em contato com o organismo podem trazer prejuízo à saúde e ao funcionamento do corpo, levando ao acúmulo de toxinas.

As toxinas podem causar fadiga, problemas digestivos, ganho de peso, problemas de pele e cabelo e principalmente serem gatilhos para o processo inflamatório e para doenças crônicas.

Todos os dias, o organismo desintoxica-se naturalmente. No entanto, dependendo da sua alimentação, do seu estilo de vida, de onde você mora e de como seu organismo responde a isso, muitas vezes é preciso de uma ajuda.

As vias de desintoxicação e eliminação no organismo humano são o fígado, os rins, o trato intestinal, os pulmões e a pele."

Saiba por que as toxinas engordam

"
"As toxinas têm afinidade pelo tecido gorduroso, permanecendo alojadas no nosso tecido adiposo e fazendo com que ele se inflame cada vez mais, tornando a perda de peso cada vez mais difícil.

Para que o fígado consiga eliminar mais toxinas, ele precisa funcionar dependente de mais de 20 tipos diferentes de nutrientes. O consumo excessivo de alimentos industrializados, cheios de componentes químicos e baixo valor nutricional, intoxicam ainda mais o organismo.

Além de se acumularem no tecido de gordura, essas toxinas podem interferir no funcionamento da tireoide, que é responsável pelo nosso metabolismo. 

Com isso, surge o cansaço e desaparece a disposição para a atividade física. Uma boa solução para resolver o problema é ingerir alimentos capazes de nutrir e desintoxicar."

Dieta desintoxicante

A dieta tem como base a remoção de toxinas e a eliminação de anti-nutrientes como: gorduras trans, farinha branca, açúcar, cafeína, corantes, aromatizantes, glutamato monossódico e adoçantes artificiais, alimentos com potencial alergênico elevado, como leite, laticínios, soja e glúten, e aqueles que contêm grandes quantidades de aditivos químicos, o que é o caso dos industrializados, enlatados e embutidos (frios, salsicha, linguiça, defumados e conservas) e ainda carnes assadas em carvão, bebidas alcoólicas, produtos industrializados e refrigerantes também são restringidos da dieta. Outros aspectos são essenciais para que a desintoxicação seja feita corretamente: o uso de recipientes/utensílios de cozinha de vidro ou inox, utilização de alimentos frescos, ingestão de chás que atuam como remédio no organismo a não utilização do microondas para aquecer os alimentos, dentre outros.

Objetivo da dieta

"Desintoxicar seu organismo, reconstituir sua integridade intestinal, melhorar pele e cabelo, diminuir a retenção de líquido (inchaços), o cansaço excessivo, o excesso de gases, a falta de concentração, dores de cabeça e consequentemente a perda de peso e medidas, garantindo assim uma melhor qualidade de vida.

A Dieta Detox é uma abordagem terapêutica natural não medicamentosa para eliminar toxinas e os seus efeitos nocivos, considerada o primeiro passo para restaurar o equilíbrio do organismo e despertar os mecanismos internos de autocura. Sendo recomendado para a prevenção e tratamento de desequilíbrios de saúde em fase assintomáticos ou com sintomas inespecíficos, ou no estágio precoce das patologias, e também para promover o rejuvenescimento."


Olha só algumas delícias que podem ser encontradas em uma dieta detox
Fotos dos pratos do Detox Gourmet.


Comentários

  1. Ja tinha ouvido algumas pessoas falando desse dieta,parece ser muito eficaz.
    bjss adorei a dica
    http://diafemini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa post super completo, amei! Não sabia que alguns alimentos possuem toxinas. Vou tentar fazer alguma dieta, principalmente porque sinto muita azia quando como algumas coisas, deve ser por isso. :S

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito destas dietas mas, acho que eu não optaria por estas. Quero perder uns 3/5 kg e certamente não vai ser por este meio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Disqus

Instagram