4 Dicas Para Transformar uma Crítica em um Feedback

Quem nunca surtou ao receber uma crítica que pareceu injusta? Ser criticado é muito difícil, seja no âmbito pessoal ou profissional. Porém, depois que crescemos precisamos lidar com o feedback de nossos chefes, nossa família, parceiro, dos amigos... Como encarar tudo isso de maneira positiva? O CP dará quatro dicas valiosas, para você avaliar a crítica como um feedback e encarar tudo de maneira construtiva.

1. Se concentre no agora

Fato! Antes de julgar e interpretar o porquê daquilo está sendo dito, concentre-se na mensagem que está sendo dita. O mais difícil é tentar deixar o emocional de lado e avaliar se ali, naquelas palavras, não existem dicas de erros que possam ser melhorados. Escute tudo e não interrompa quem está falando. Esqueça o drama, lembre-se que você é melhor se for uma pessoa humilde e aberta a novas opiniões. Pode até ser que você engula um sapo, ou que não se controle de vez em quando, mas logo você vai perceber, que está mais receptivo.

2. Evite fugas ou ataques

Quem nunca sentiu vontade de se levantar e deixar o outro falando só. As vezes, eu até diria, que está é uma opção melhor, caso você vá reagir com agressividade, porém existem muitos casos em que você não pode tomar esta atitude (principalmente no âmbito profissional), por questões éticas e por, muitas vezes, você não ter para onde fugir. Tente pensar que atacar não te trará nenhum benefício, mas também não seja passiva diante de uma injustiça. Relaxe, tente defender-se de forma tranquila e moderada (é difícil, eu sei).

3. Capitando a mensagem

Quando a pessoa terminar de falar, repita tudo. Além de mostrar que você estava atenta você poderão esclarecer pontos em que a pessoa possa ter se expressado de uma maneira confusa, ou ter dado margem para interpretações erradas. Tire suas dúvidas.

4. Reflita

Depois que tudo passar, quando estiver sozinha, pense no que foi dito e, agora sim, compare com o que você pensa, tentando ao máximo ser sincera consigo. Daí, é um passo para agir e tomar uma atitude que possa engajar você em uma evolução.

Estas dicas estão muito mais ligadas a uma evolução na carreira e vida profissional. Eu venho tentando, a cada dia, evoluir nesta posição, pois todo o meu trabalho publicado está exposto a críticas, justas e injustas. Porém, eu não especifiquei, pois todas as dicas poderão ser levadas para o âmbito pessoal. Claro, que sempre será mais difícil, não se envolver, mas não custa nada tentar. Espero ter ajudado.

Comentários

  1. Amei seu texto!! Acho que as críticas sempre são válidas desde que construtivas. O problema é que hoje em dia as pessoas estão tão amargas que transformam as críticas em ataques pessoais. Haja jogo de cintura para lidar com isso!! Rs,

    Bjs bjs bjssss,

    Camilla Marins
    www.inventandomoda.com.br
    IG: @inventandomoda

    ResponderExcluir
  2. Que dica legal, Karlinha! Eu sempre tento ver feedbacks de uma maneira positiva, mas as vezes dói, né?

    um beijão

    www.roxroll.com

    ResponderExcluir
  3. As criticas são válidas quando são construtivas. Mas tem pessoas que fazem a critica e acaba ofendendo e até destacando pontos mais pessoais como falar que a pessoa é feia. Aquele que critica deve saber fazê-la e se for bem feita deve sempre ser refletida por quem a receber. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom fazer essas coisas mesmo.
    Beijos
    http://isabellalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Disqus

Instagram