Olha o São João ai Gente

Com todo este burburinho da copa quase esqueci, de que as festas juninas já estão batendo na nossa porta (uma poesia, rsrsrs). Esses dias dirigindo pela cidade vi, que a decoração de balões, bandeirinhas e outras coisinhas típicas, já estão por todo canto. Data que jamais passaria despercebida, principalmente, porque eu sou de uma cidade onde acontece uma dos maiores festas de São João do Brasil e por ser nascida exatamente no dia 24 de Junho, o dia do São João. Como vocês virão esta data é especial de várias maneiras e, por isso, o CP vai mostrar para vocês um pouco das vantagens dessa época do ano.

Dançar Agarradinho

Aqui no nordeste temos forró durante o ano todo e minha cidade ainda é conhecida pela dança mais "acrobática", nas festas as pessoas fazem passos ensaiadinhos, os casais rodopiam ao som do forró no meio do salão. Mas para as outras localidades que não têm esse costume, nessa época tem um pretexto muito bom para dançar colado (com o forrozinho pé de serra), conversar ao pé do ouvido, se arriscar com passos de dança de salão, ou com toda a irreverência que os festejos trazem.

Espetáculos

Quem nunca dançou quadrilha? Da vergonha fazer par com aquele coleguinha na escola, mas quando vamos crescendo, a tendência é achar cada vez mais divertido. Porém, tem gente que leva as quadrilhas muito a sério, como pessoas no sudeste que vivem para o carnaval, existem pessoas no nordeste que vivem para esta época do ano. Existem competições de quadrilha, várias categorias e muuuuita dedicação para os envolvidos.
Os shows nas cidades espalhadas pelo Brasil são uma grande atração. Muitos são a céu aberto, como acontece por aqui.
Aqui temos um espetáculo que conta a história, de como a nossa cidade resistiu ao bando de Lampião. Um musical, que relata como o prefeito da época foi sequestrado pelo bando, um espetáculo a céu aberto, super divertido, "O chuva de bala no país de Mossoró". 

Trajes divertidos

Para quem gosta de fantasia, este é um dos melhores períodos do ano. Se fantasiar de caipira com chapéu de palha, trancinhas, vestido ou sainha rodada, bochecha rosa com pintinhas... hahahaha... para quem é mais discreto, vale usar muito xadrez e estampa de florzinha (o floral liberty é uma boa pedida).

Comidinhas típicas

Então, aqui temos disposição de algumas dessas comidas o ano todo, mas no São João parece que elas tornam-se especiais, como: pipoca; bolo de milho, tapioca e macaxeira; milho verde cozido e assado; tapioca; canjica; pamonha; pé de moleque; munguzá doce e salgado; cocada; cuzcuz; quebra queixo...

Decoração

Uma desculpa para você mudar a decoração da casa, com os famosos balões de são joão; as charmosas bandeirinhas (fáceis de fazer); fuxicos; rendas; florais... Cores abertas, deixam o visual ainda mais alegre.


Comentários

  1. Amazing post and pics!!
    Kisses from Italy doll!!!

    ResponderExcluir
  2. Amo São João, eu sou do Ceará não poderia ser diferente
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O que eu mais gosto são das comidinhas haha
    Beijos

    featglam.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Disqus

Instagram